Partidos políticos e opinião pública
a luta entre aparelho partidário e caciquismo dentro do Partido Regenerador (1870-1910)
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_20_7Resumo
Durante a segunda metade do século XIX o Partido Regenerador foi um elemento fundamental da política portuguesa, com intervenção governativa e parlamentar significativa. Neste artigo debruçamo-nos sobre o aparelho partidário e a imprensa afecta ao Partido Regenerador, elaborando um estudo de caso da relação dos Regeneradores com a opinião pública. Recorremos ainda aos sistemas de informação geográfica, obtendo uma representação gráfica da dispersão do partido no território nacional, que contribui para a sua análise espacial.
Procura-se, assim, perceber se existia uma rede de centros locais, e se estes tinham uma acção sólida na mobilização de apoios para o partido; e se os jornais oficiais do Partido Regenerador obedeciam a uma estratégia coerente da parte da liderança partidária. Argumentamos ainda, recorrendo a documentação inédita, que a relevância deste tipo de meios de comunicação com o eleitorado foi enfraquecida face ao uso recorrente e eficácia do caciquismo na política portuguesa.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista de História da Sociedade e da Cultura
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.