A Formação Profissional em Lazer no Contexto da Educação Profissional de Nível Médio no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_56_11

Palavras-chave:

Lazer, Formação profissional, Currículo, Educação profissional

Resumo

 

 Este estudo está relacionado à organização dos currículos dos cursos técnicos em lazer integrados ao Ensino Médio no Brasil e analisa o conteúdo e o contexto de produção dos documentos que os fundamentam. O objetivo foi analisar a forma como se apresentam institucionalmente os currículos, tanto nos referenciais nacionais quanto nos projetos pedagógicos. Como estratégia metodológica, desenvolvemos uma análise documental, a partir do exame das normas que orientam os currículos dos cursos técnicos no Brasil, assim como documentos institucionais relacionados aos cursos técnicos em lazer oferecidos de forma integrada. A formação em lazer, desde sua introdução no âmbito da educação profissional, vem dialogando com os discursos sobre trabalho, desenvolvimento social e mercado que circulam neste campo educacional. Além disso, os cursos técnicos em lazer integrados ao Ensino Médio apresentam possibilidades de diálogos com discursos sobre igualdade social, relacionamentos interpessoais, inclusão e direitos sociais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Adriano Gonçalves da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista, Universidade de Aveiro (UA)

Doutora em Cultura pela Universidade de Aveiro. Professora Catedrática da Universidade de Aveiro e do Programa de Doutoramento em Estudos Culturais e foi foi Diretora do Programa Doutoral até 2015.

Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação Física pela UNICAMP. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro (UA). Atualmente realiza Estágio de Pós-Doutorado em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Líder do Oricolé - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG.

##submission.downloads##

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Silva, A. G. da, Baptista, M. M. R. T., & Isayama, H. F. (2022). A Formação Profissional em Lazer no Contexto da Educação Profissional de Nível Médio no Brasil. Revista Portuguesa De Pedagogia, 56, e056011. https://doi.org/10.14195/1647-8614_56_11

Edição

Secção

Dossier Temático