A Formação Profissional em Lazer no Contexto da Educação Profissional de Nível Médio no Brasil
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_56_11Mots-clés:
Lazer, Formação profissional, Currículo, Educação profissionalRésumé
Este estudo está relacionado à organização dos currículos dos cursos técnicos em lazer integrados ao Ensino Médio no Brasil e analisa o conteúdo e o contexto de produção dos documentos que os fundamentam. O objetivo foi analisar a forma como se apresentam institucionalmente os currículos, tanto nos referenciais nacionais quanto nos projetos pedagógicos. Como estratégia metodológica, desenvolvemos uma análise documental, a partir do exame das normas que orientam os currículos dos cursos técnicos no Brasil, assim como documentos institucionais relacionados aos cursos técnicos em lazer oferecidos de forma integrada. A formação em lazer, desde sua introdução no âmbito da educação profissional, vem dialogando com os discursos sobre trabalho, desenvolvimento social e mercado que circulam neste campo educacional. Além disso, os cursos técnicos em lazer integrados ao Ensino Médio apresentam possibilidades de diálogos com discursos sobre igualdade social, relacionamentos interpessoais, inclusão e direitos sociais.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2022 Revista Portuguesa de Pedagogia

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.