Aprendizagem e(m) Colaboração: Reflexões Sobre um Projeto de Intervenção/Formação numa EB 2/3

  • Ana Forte EBI Arnoso Santa Maria
  • Maria Assunção Flores Universidade do Minho
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional, Práticas Colaborativas, Aprendizagem em Contexto de Trabalho

Resumo

Neste artigo apresentamos dados relativos ao design, implementação e avaliação de um projeto de intervenção/formação “Aprendizagem e(m) Colaboração” desenvolvido numa EB2/3, situada no Norte de Portugal. Tratou-se de um projeto de formação e reflexão conjunta sobre processos de desenvolvimento profissional (DP) e práticas colaborativas, no âmbito de um estudo mais vasto, ao longo de um conjunto de sessões que decorreram entre outubro de 2008 e maio 2009. Embora tenha tido por base um design flexível, o projeto de intervenção/formação teve como objetivos: i) analisar as oportunidades de aprendizagem no contexto de trabalho; ii) promover a reflexão sobre o desenvolvimento profissional dos professores quer numa perspetiva individual, quer enquanto membros de uma comunidade/organização; iii) refletir sobre a colaboração, suas potencialidades e constrangimentos no contexto de trabalho; iv) potenciar e criar espaços de partilha e aprendizagem no seio dos departamentos; v) promover uma experiência de colaboração com um grupo de professores. Os resultados sugerem que os contextos escolares não têm proporcionado as melhores condições para o DP dos professores e para o desenvolvimento de práticas de colaboração. Neste sentido, torna-se premente construir projetos de formação em contexto escolar para a colaboração e para a promoção nas escolas de espaços e culturas colaborativas com vista a um DP mais efetivo e eficaz, como resposta aos desafios da docência do séc. XXI.

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Publicado
2011-12-01
Como Citar
Forte, A., & Flores, M. A. (2011). Aprendizagem e(m) Colaboração: Reflexões Sobre um Projeto de Intervenção/Formação numa EB 2/3. Revista Portuguesa De Pedagogia, (45-2), p. 93-131. https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-2_5
Secção
Artigos