Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19
um estudo com alunos do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_1Palavras-chave:
Ensino Superior, COVID-19, Ensino e aprendizagem à distância, Avaliação das aprendizagensResumo
A pandemia da COVID-19 desencadeou mudanças e efeitos sem precedentes nas instituições educativas. Também no ensino superior se assistiu a um processo rápido de transição do ensino presencial para o ensino remoto. Este estudo teve como objetivo conhecer as perceções dos estudantes do Ensino Superior sobre o ensino e a aprendizagem à distância durante o 2º semestre de 2019/2020 (n = 2718). Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário realizado online junto dos estudantes e divulgado através das suas associações. Embora se tenham identificado aspetos positivos, as perceções dos participantes apontam para uma visão mais negativa do que positiva que surge associada a distintas respostas institucionais, mas também a processos de adaptação individuais. Os resultados deste estudo sugerem também uma menor participação dos estudantes em processos de auto e heteroavaliação e a preferência pelo ensino misto num cenário futuro.
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