Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19

um estudo com alunos do Ensino Superior

Autores

  • Maria Assunção Flores Universidade do Minho
  • Ana Margarida Veiga Simão Universidade de Lisboa
  • Alexandra Barros Universidade de Lisboa
  • Paulo Flores Universidade do Minho
  • Diana Pereira Universidade do Minho
  • Eva Lopes Fernandes Universidade do Minho
  • Paula Costa Ferreira Universidade de Lisboa
  • Luís Costa Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_1

Palavras-chave:

Ensino Superior, COVID-19, Ensino e aprendizagem à distância, Avaliação das aprendizagens

Resumo

A pandemia da COVID-19 desencadeou mudanças e efeitos sem precedentes nas instituições educativas. Também no ensino superior se assistiu a um processo rápido de transição do ensino presencial para o ensino remoto. Este estudo teve como objetivo conhecer as perceções dos estudantes do Ensino Superior sobre o ensino e a aprendizagem à distância durante o 2º semestre de 2019/2020 (n = 2718). Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário realizado online junto dos estudantes e divulgado através das suas associações. Embora se tenham identificado aspetos positivos, as perceções dos participantes apontam para uma visão mais negativa do que positiva que surge associada a distintas respostas institucionais, mas também a processos de adaptação individuais. Os resultados deste estudo sugerem também uma menor participação dos estudantes em processos de auto e heteroavaliação e a preferência pelo ensino misto num cenário futuro.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

Flores, M. A., Veiga Simão, A. M. ., Barros, A., Flores, P., Pereira, D., Lopes Fernandes, E., Costa Ferreira, P., & Costa, L. (2021). Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: um estudo com alunos do Ensino Superior. Revista Portuguesa De Pedagogia, 55, e055001. https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_1

Edição

Secção

Artigos