A educação de pessoas adultas como promotora da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Algumas reflexões

Autores

  • Luís Alcoforado Universidade de Coimbra
  • Maria Coimbra Vieira Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-3_8

Resumo

No presente trabalho pretende reflectir-se, criticamente, sobre o importante papel que a educação de pessoas adultas poderá desempenhar na promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Partindo dos contributos de Paulo Freire, das filosofias humanistas da educação e do reconhecimento pessoal e social das aprendizagens informais e não formais, são apresentadas algumas propostas de actuação pedagógica, destinadas a grupos de pessoas adultas, com o objectivo de fomentar o questionamento dos tradicionais estereótipos de género. E, porque ensinar não é transferir conhecimento, mas antes criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção, defende-se que, para as mudanças desejáveis a este nível, deverão ser respeitados os princípios da aprendizagem na vida adulta, no âmbito de uma visão positiva e optimista do ser humano e da sociedade.

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Publicado

2007-12-01

Como Citar

Alcoforado, L., & Vieira, M. C. (2007). A educação de pessoas adultas como promotora da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Algumas reflexões. Revista Portuguesa De Pedagogia, (41-3), p. 173-193. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-3_8

Edição

Secção

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