Avaliação Formativa de Professores: Um Passo no Caminho da Melhoria do Desempenho Docente

Autores

  • Luís Henriques
  • Maria Filomena Gaspar Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • José António Pereira da Silva Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-1_3

Palavras-chave:

Avaliação, Professores, Avaliação formativa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma revisão dos diferentes momentos e processos da avaliação formativa de professores, pressupondo que esta tem como objetivo a melhoria da qualidade do ensino.Deste modo, o artigo apresenta um resumo dos passos a seguir para amelhoria do desempenho docente, esclarecendo em primeiro lugar o papel da avaliação formativa de professores e o porquê da sua aplicação em detrimento da avaliação sumativa. Apresenta também o processo de observaçãode aulas, instrumentos de recolha de dados, feedback, dificuldades inerentes ao processo, entre outros.

Pretende‑se assim fazer uma exposição clara dos passos implicados no processo de avaliação formativa, estimulando a sua boa aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Luís Henriques

Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidadede Coimbra

##submission.downloads##

Publicado

2014-03-12

Como Citar

Henriques, L., Gaspar, M. F., & Silva, J. A. P. da. (2014). Avaliação Formativa de Professores: Um Passo no Caminho da Melhoria do Desempenho Docente. Revista Portuguesa De Pedagogia, (46-1), pp. 57-72. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-1_3

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)