Por uma Análise de Conteúdo Mais Fiável

Autores/as

  • Jorge Ávila de Lima Departamento de Ciências da Educação, Universidade dos Açores.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_1

Palabras clave:

análise de conteúdo, fiabilidade, kappa de Cohen

Resumen

A análise de conteúdo é uma técnica muito invocada e utilizada nas ciências sociais e humanas, incluindo as ciências da educação, mas raramente desenvolvida de forma adequada. No presente texto, defende‑se a necessidadede uma abordagem mais sistemática e rigorosa a esta análise e propõem‑se soluções técnicas para algumas das principais situações com que os analistas de conteúdo se deparam. O texto inclui recomendações metodológicas relativas a diversos aspetos deste tipo de trabalho e uma lista de verificação que permite aos investigadores determinarem em que medida as suas análises se pautam por critérios de rigor neste domínio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Ávila de Lima, Departamento de Ciências da Educação, Universidade dos Açores.

Professor Associado com Agregação.

Publicado

2014-03-24

Cómo citar

Lima, J. Ávila de. (2014). Por uma Análise de Conteúdo Mais Fiável. Revista Portuguesa De Pedagogia, pp. 7-29. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_1

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.