Por uma Análise de Conteúdo Mais Fiável
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_1Palabras clave:
análise de conteúdo, fiabilidade, kappa de CohenResumen
A análise de conteúdo é uma técnica muito invocada e utilizada nas ciências sociais e humanas, incluindo as ciências da educação, mas raramente desenvolvida de forma adequada. No presente texto, defende‑se a necessidadede uma abordagem mais sistemática e rigorosa a esta análise e propõem‑se soluções técnicas para algumas das principais situações com que os analistas de conteúdo se deparam. O texto inclui recomendações metodológicas relativas a diversos aspetos deste tipo de trabalho e uma lista de verificação que permite aos investigadores determinarem em que medida as suas análises se pautam por critérios de rigor neste domínio.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-03-24
Cómo citar
Lima, J. Ávila de. (2014). Por uma Análise de Conteúdo Mais Fiável. Revista Portuguesa De Pedagogia, pp. 7-29. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_1
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.