Por uma Análise de Conteúdo Mais Fiável
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_1Palavras-chave:
análise de conteúdo, fiabilidade, kappa de CohenResumo
A análise de conteúdo é uma técnica muito invocada e utilizada nas ciências sociais e humanas, incluindo as ciências da educação, mas raramente desenvolvida de forma adequada. No presente texto, defende‑se a necessidadede uma abordagem mais sistemática e rigorosa a esta análise e propõem‑se soluções técnicas para algumas das principais situações com que os analistas de conteúdo se deparam. O texto inclui recomendações metodológicas relativas a diversos aspetos deste tipo de trabalho e uma lista de verificação que permite aos investigadores determinarem em que medida as suas análises se pautam por critérios de rigor neste domínio.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2014-03-24
Como Citar
Lima, J. Ávila de. (2014). Por uma Análise de Conteúdo Mais Fiável. Revista Portuguesa De Pedagogia, pp. 7-29. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_1
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.