A Experiência de Visita a Museus por Estudantes Universitários Portugueses de Artes, Humanidades e Ciências Sociais: Perceções, Motivações e Atitudes

Autores

  • João Pedro Fróis Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
  • Carolina Silva Goldsmiths, Universidade de Londres.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_50-2_1

Palavras-chave:

práticas culturais, estudantes universitários, museus, capital académico

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados de um inquérito por questionário sobre a prática de visitação, motivações e atitudes face aos museus, participado por 634 estudantes de Ciências Sociais, Humanidades e Artes de cinco universidades portuguesas. A visita de museus revelou-se uma prática com adesão positiva. Os visitantes mais assíduos são mais críticos, exigentes e orientados por motivações internas quando procuram os museus, revelando maior abertura e potencial de participação na vida dos museus. Os resultados indicam uma diferenciação no “uso” dos museus marcada pela formação académica dos inquiridos. Os estudantes de Artes são os respondentes que mais frequentam museus. São eles que revelam ter melhores expetativas sobre o seu futuro enquanto visitantes, atribuindo maior valor às aprendizagens realizadas em contexto museológico.

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Publicado

2017-04-07

Como Citar

Fróis, J. P., & Silva, C. (2017). A Experiência de Visita a Museus por Estudantes Universitários Portugueses de Artes, Humanidades e Ciências Sociais: Perceções, Motivações e Atitudes. Revista Portuguesa De Pedagogia, 50(2), 5-26. https://doi.org/10.14195/1647-8614_50-2_1

Edição

Secção

Artigos