PHDA: Afinal, qual a sua origem? Uma revisão dos fatores etiológicos

Autores

  • Luís Oliveira Instituto de Educação da Universidade do Minho
  • Maria Medeiros Departamento Ciências da Educação da Universidade dos Açores
  • Ana Serrano Instituto de Educação da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-1_3

Resumo

A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) e as suas possíveis causas continuam a ser motivo de controvérsia. Este artigo resulta de uma pesquisa atualizada em diferentes revistas e livros da especialidade e pretende dar uma explicação acerca das principais causas etiológicas da PHDA: (i) genéticas/hereditárias; (ii) neurobiológicas e neuropsicológicas; (iii) outros fatores etiológicos com origem pré, péri e pós-natal; e (iv) fatores contextuais. Atualmente, sabe-se que a PHDA é uma condição de natureza multidimensional, cuja confluência de diferentes fatores endógenos e exógenos resulta numa expressão heterogénea dos seus principais sintomas ao longo da vida (i.e., desatenção, hiperatividade e impulsividade). Conhecendo realmente a natureza do problema, saberemos (todos, mas em particular os professores e outros agentes educativos) melhor como agir com estes sujeitos, principalmente em contexto escolar.

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

Oliveira, L., Medeiros, M., & Serrano, A. (2017). PHDA: Afinal, qual a sua origem? Uma revisão dos fatores etiológicos. Revista Portuguesa De Pedagogia, (51-1), 43-61. https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-1_3

Edição

Secção

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