PHDA: O que Há de Novo no DSM‑5
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-2_4Palavras-chave:
PHDA, diagnóstico, DSM IV‑TR, DSM‑5, neurodesenvolvimento 1Resumo
A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) caracteriza‑se por manifestações comportamentais que afetam o normal funcionamento/desenvolvimento da criança, do adolescente e do adulto, em diferentes contextos de vida.Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais5 (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM), a PHDA apresenta a robustez clínica necessária para ser considerada uma perturbação específica do neurodesenvolvimento.
Neste artigo descrevemos as principais características da PHDA, valorizando aspetos relacionados com a epidemiologia, semiologia, comorbilidades e avaliação, mas sobretudo debatemos as alterações operadas aos critérios de diagnóstico no DSM‑5, nomeadamente: especificadores, idade de início, ponto de corte, e comorbilidade com Perturbação do Espectro do Autismo.
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Publicado
2016-02-17
Como Citar
Oliveira, L., Pereira, M., Medeiros, M., & Serrano, A. (2016). PHDA: O que Há de Novo no DSM‑5. Revista Portuguesa De Pedagogia, 2(1), 75-94. https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-2_4
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Artigos
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