Compreensão de Textos e Métodos Activos
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_18Palavras-chave:
Métodos activos, compreensão, memória de textos, aprendizagem de textosResumo
Neste artigo abordamos a relação entre processos de compreensão e aprendizagem activa. Entendemos por aprendizagem activa aquela em que o aluno se envolve cognitivamente, prestando atenção, organizando o conhecimento numa representação coerente e integrando essa representação naquilo que já sabe. A compreensão de textos é um dos principais aspectos desta aprendizagem. Envolvendo a compreensão diferentes níveis de processamento, é analisada a forma como a aprendizagem exige um entendimento profundo dos textos. Tendo como objectivo uma aprendizagem activa, a instrução deve ajudar os alunos a desenvolver estratégias de compreensão que lhes permitam não apenas recordar a informação textual, mas igualmente usar essa informação em situações novas.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2011-01-01
Como Citar
Festas, M. I. F. (2011). Compreensão de Textos e Métodos Activos. Revista Portuguesa De Pedagogia, p. 225-233. https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_18
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.