Colaboração entre Professores e Perceções da Eficácia da Escola e da Dificuldade do Trabalho Docente

  • Jorge Ávila de Lima Departamento de Ciências da Educação, Universidade dos Açores.
  • Adolfo Fialho Departamento de Ciências da Educação, Universidade dos Açores.

Resumo

A colaboração entre docentes é considerada por muitos autores como um poderoso fator de aprendizagem profissional dos professores e de eficácia das escolas. No presente trabalho, procura‑se perceber se os níveis mais intensos de interação profissional entre colegas estão associados a maiores perceções de eficácia da escola e a menores sentimentos de dificuldade do trabalho.
O estudo empírico foi realizado em três escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário e analisados com recurso à estatística descritiva e inferencial e à análise de redes sociais. Os resultados mostram que é possível retirar diferentes conclusões sobre a matéria, consoante a análise tome como unidade de observação a escola ou o docente.

Os resultados obtidos ao nível individual mostram que o envolvimento colaborativo dos docentes não apresentou associação significativa com as perceções sobre a eficácia da escola, mas mostrou uma associação clara e de sentido negativo com as perceções de dificuldade do trabalho docente.

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Publicado
2016-02-12
Como Citar
LIMA, Jorge Ávila de; FIALHO, Adolfo. Colaboração entre Professores e Perceções da Eficácia da Escola e da Dificuldade do Trabalho Docente. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. 27-53, fev. 2016. ISSN 1647-8614. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2740>. Acesso em: 26 maio 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

colaboração docente; eficácia da escola; dificuldade do trabalho docente

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