A Pós‑Graduação como Lócus da Formação Docente para o Ensino Superior: Diálogos entre Didática e Currículo

  • Glaucia Maria da Silva Departamento de Química; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; Universidade de São Paulo.
  • Noeli Prestes Padilha Rivas Departamento de Educação, Informação e Comunicação; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; Universidade de São Paulo.
  • Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques Programa de Pós‑Graduação em Educação; Centro Universitário Moura Lacerda.
  • Karina de Melo Conte Claretiano Centro Universitário de Batatais.

Resumo

Neste trabalho pretende‑se refletir sobre a formação para a docência nos programas de pós‑graduação stricto sensu de uma universidade pública brasileira, sob a ótica dos saberes curriculares e pedagógicos, no âmbito da didática e do currículo. Foram analisados programas de ensino de 40 disciplinas de pós‑graduação da área de ciências da saúde que integram o
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Instituição, utilizando a análise documental e de conteúdo, tendo aportes teóricos da área do currículo e da didática. Os dados revelam currículos em que há predominância dos aspectos relacionados à metodologia e estratégias de ensino, em detrimento da explicitação das dimensões profissional e pessoal docente. Ou seja, tem‑se ressaltado a preparação didática e metodológica para a docência superior numa perspectiva instrumental, secundarizando os pressupostos teóricos, epistemológicos, políticos e pedagógicos da prática docente. Evidenciam‑se,
ainda, as possibilidades do referido Programa como um espaço formativo de valorização da formação pedagógica.
  • Resumo visualizado = 163 vezes
  • PDF visualizado = 212 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-02-17
Como Citar
SILVA, Glaucia Maria da et al. A Pós‑Graduação como Lócus da Formação Docente para o Ensino Superior: Diálogos entre Didática e Currículo. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. 55-74, fev. 2016. ISSN 1647-8614. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2741>. Acesso em: 20 maio 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

docência universitária; didática; currículo; formação pedagógica; ensino superior