A Pós‑Graduação como Lócus da Formação Docente para o Ensino Superior: Diálogos entre Didática e Currículo
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-2_3Palavras-chave:
docência universitária, didática, currículo, formação pedagógica, ensino superiorResumo
Neste trabalho pretende‑se refletir sobre a formação para a docência nos programas de pós‑graduação stricto sensu de uma universidade pública brasileira, sob a ótica dos saberes curriculares e pedagógicos, no âmbito da didática e do currículo. Foram analisados programas de ensino de 40 disciplinas de pós‑graduação da área de ciências da saúde que integram oPrograma de Aperfeiçoamento de Ensino da Instituição, utilizando a análise documental e de conteúdo, tendo aportes teóricos da área do currículo e da didática. Os dados revelam currículos em que há predominância dos aspectos relacionados à metodologia e estratégias de ensino, em detrimento da explicitação das dimensões profissional e pessoal docente. Ou seja, tem‑se ressaltado a preparação didática e metodológica para a docência superior numa perspectiva instrumental, secundarizando os pressupostos teóricos, epistemológicos, políticos e pedagógicos da prática docente. Evidenciam‑se,
ainda, as possibilidades do referido Programa como um espaço formativo de valorização da formação pedagógica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2016-02-17
Como Citar
Silva, G. M. da, Rivas, N. P. P., Marques, M. A. de R. B., & Conte, K. de M. (2016). A Pós‑Graduação como Lócus da Formação Docente para o Ensino Superior: Diálogos entre Didática e Currículo. Revista Portuguesa De Pedagogia, 2(1), 55-74. https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-2_3
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.