Metodologia de Análise de Redes Sociais como Instrumento de Diagnóstico Social na Sala de Aula

um Estudo de Caso no Ensino Público Brasileiro

Autores

  • Leandro César Mol Barbosa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG. Congonhas, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7186-5405
  • Mônica da Cunha Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG. Arcos, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7186-5405
  • Ronan Daré Tocafundo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG. Congonhas, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4320-0435

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_53-2_2

Palavras-chave:

Redes Sociais, Renda Familiar, Raça, Cotas

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia prática para a integração de técnicas de análise de rede com as características socioeconômicas de alunos brasileiros de escolas públicas, como raça, renda e utilização de cotas. A metodologia foi testada através de um estudo de caso elaborado em uma turma do segundo ano de uma instituição pública federal. Os resultados possibilitaram entender com maior profundidade o comportamento social dos alunos com relação à formação de laços de estudo. Dentre os achados da pesquisa, pôde-se observar a heterogeneidade da rede em que as maiores posições de autoridade e centralidade foram ocupadas por alunos não cotistas e brancos, a formação de cinco comunidades com alta capacidade de desenvolvimento de laços, a identificação de quatro alunos cotistas isolados na rede bem como o agrupamento de alunos pardos e cotistas em comunidades com maior grau de interação.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Mol Barbosa, L. C., da Cunha Silva, M., & Tocafundo, R. D. (2020). Metodologia de Análise de Redes Sociais como Instrumento de Diagnóstico Social na Sala de Aula: um Estudo de Caso no Ensino Público Brasileiro. Revista Portuguesa De Pedagogia, (53-2), 23-46. https://doi.org/10.14195/1647-8614_53-2_2

Edição

Secção

Artigos