A Arte na Distinção das Elites e a Pedagogia Racional como Possibilidade de Democratização

uma Leitura a Partir de Pierre Bourdieu

Autores

  • Camila Lima Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Cristina Medeiros Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Adriane Knoblauch Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_9

Palavras-chave:

Distinção, Arte, Elites, Educação artística

Resumo

 

 Fundamentado na sociologia de Pierre Bourdieu, o artigo reflete sobre o papel da arte em distinguir e valorizar socialmente as elites e os efeitos de um meio sociocultural com amplos estímulos estéticos na educação escolar. Referente à presença da arte na trama das relações sociais, pautadas na conformação de capitais, dentre os quais o cultural ocupa uma posição relevante na distinção das elites. Utiliza-se como dispositivo para análise os princípios que levam tais frações de classe a se envolverem com o mercado da arte, assegurando a legitimidade de seus valores e estilos de vida. Como ensaio teórico, constrói-se o argumento de que o ensino de arte a partir da pedagogia racional possibilita a transmissão dos instrumentos legítimos de compreensão da arte para todos aqueles que dela não se apropriaram na origem de suas formações escolares, diminuindo as desigualdades iniciais diante da cultura artística.

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Biografias Autor

Camila Lima, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre pelo programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com formação complementar (mobilidade acadêmica) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa-Portugal. 

Cristina Medeiros , Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1991), especialização em Educação Física Escolar/UFPR (1994), mestrado em Educação na linha de Cultura, Saberes e Práticas Escolares pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Educação, também pela UFPR (2007), onde defendeu tese sobre a apropriação da teoria sociológica de Pierre Bourdieu no campo acadêmico educacional . Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná no curso de Educação Física, professora permanente da Pós-Graduação em Educação - UFPR.

Adriane Knoblauch, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutoramento em Educação pela USP. Atualmente é professora associada do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná e atua no programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma universidade.

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Publicado

2022-03-13

Como Citar

Bourguignon de Lima, C., Carta Cardoso de Medeiros, C., & Knoblauch, A. (2022). A Arte na Distinção das Elites e a Pedagogia Racional como Possibilidade de Democratização: uma Leitura a Partir de Pierre Bourdieu. Revista Portuguesa De Pedagogia, 55, e055009. https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_9

Edição

Secção

Artigos