A Arte na Distinção das Elites e a Pedagogia Racional como Possibilidade de Democratização
uma Leitura a Partir de Pierre Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_9Palavras-chave:
Distinção, Arte, Elites, Educação artísticaResumo
Fundamentado na sociologia de Pierre Bourdieu, o artigo reflete sobre o papel da arte em distinguir e valorizar socialmente as elites e os efeitos de um meio sociocultural com amplos estímulos estéticos na educação escolar. Referente à presença da arte na trama das relações sociais, pautadas na conformação de capitais, dentre os quais o cultural ocupa uma posição relevante na distinção das elites. Utiliza-se como dispositivo para análise os princípios que levam tais frações de classe a se envolverem com o mercado da arte, assegurando a legitimidade de seus valores e estilos de vida. Como ensaio teórico, constrói-se o argumento de que o ensino de arte a partir da pedagogia racional possibilita a transmissão dos instrumentos legítimos de compreensão da arte para todos aqueles que dela não se apropriaram na origem de suas formações escolares, diminuindo as desigualdades iniciais diante da cultura artística.
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