Percepções dos professores sobre a implementação de TIC com alunos com Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Manuela Raposo-Rivas Universidade de Vigo https://orcid.org/0000-0001-7781-7818
  • Esther Martínez-Figueira Universidade de Vigo
  • Maria Cortizo Carballo Universidade de Vigo

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_2

Palavras-chave:

autismo, educação tecnológica, professor, inclusão educacional, TIC, TEA

Resumo

As TIC têm sido integradas na educação a passos largos, particularmente na atenção à diversidade e processos de inclusão, sendo uma linha de investigação em expansão. É realizado um estudo descritivo para verificar a percepção de profesores especialistas sobre a utilização de recursos tecnológicos com a Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como as medidas necessárias para a sua implementação. A informação foi recolhida através da aplicação de um questionário em centros educativos especializados e associações profissionais. Participaram 26 professores ligados a este grupo. Os resultados mostram: uma visão positiva do pessoal docente em relação à utilização destes recursos, uma certa falta de infra-estruturas, e ao mesmo tempo uma procura de formação e colaboração. Conclui-se que existe uma necessidade de apoio económico, bem como de formação e sensibilização de professores dirigida às famílias, relacionada com as TIC na atenção à diversidade em geral e particularmente com a TEA.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Raposo-Rivas, M., Martínez-Figueira, E., & Cortizo Carballo, M. (2021). Percepções dos professores sobre a implementação de TIC com alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Portuguesa De Pedagogia, 55, e055002. https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_2

Edição

Secção

Artigos