Observações filosóficas sobre materiais educativos
um limiar de pensamento
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_5Palavras-chave:
materiais de ensino/aprendizagem, ‘tornando-se material’, desnormativização, filosofia da educação, objeto, problematizaçãoResumo
A ligação entre um trabalho não filosófico e a sua receção na educação através da sua transformação em material de ensino/aprendizagem e sua possível leitura filosófica, de forma a reconhecer e definir a postura filosófica deste mesmo material, não podia deixar de ser um desafio para a filosofia da própria educação, a saber, em sua relação com (ou como) filosofia prática. Esse tipo de redução ao estado de material poderia instrumentalizar este último levantando questões práticas, éticas e metodológicas sobre a própria intenção pedagógica; subsequentemente, a arte, a literatura, a filosofia e a ciência que estão por trás dos materiais tornam-se igualmente instrumentalizadas e evacuadas. Este artigo tenta, por um lado, circunscrever e descrever este movimento de "tornar-se material" como uma questão filosófica e pedagogicamente desafiadora e, por outro lado, refletir sobre uma compreensão crítica desta mesma questão como um exemplo para a pesquisa em filosofia prática.
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