Emílio: Texto e Contexto

Autores/as

  • Wilson Alves de Paiva Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-2_1

Palabras clave:

Rousseau, Emílio, Filosofia da Educação, Pedagogia

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de discutir a formação do homem no texto e no contexto da obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau. A singularidade do discurso e o que se postula nessa obra ampliam consideravelmente nossa compreensão a respeito das idéias que direcionaram a formação do homem moderno até os dias de hoje. O que faz de Rousseau um marco divisório na história da educação ocidental. Seu tratado educacional produz uma nova visão de homem e, portanto, um rico material teórico para pensarmos a sociedade do século XXI. O Emílio aparece como uma tentativa audaciosa e apaixonada de restaurar o homem natural para viver virtuosamente a realidade social. Em todos os sentidos, o jovem Emílio está sendo preparado para viver plenamente sua vida pessoal, como homem, ou uma vida pública, como um dedicado cidadão de alguma comunidade qualquer.

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Publicado

2011-12-01

Cómo citar

Paiva, W. A. de. (2011). Emílio: Texto e Contexto. Revista Portuguesa De Pedagogia, (45-2), p. 5-26. https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-2_1

Número

Sección

Artigos