Emílio: Texto e Contexto
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https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-2_1Mots-clés:
Rousseau, Emílio, Filosofia da Educação, PedagogiaRésumé
O presente artigo tem o objetivo de discutir a formação do homem no texto e no contexto da obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau. A singularidade do discurso e o que se postula nessa obra ampliam consideravelmente nossa compreensão a respeito das idéias que direcionaram a formação do homem moderno até os dias de hoje. O que faz de Rousseau um marco divisório na história da educação ocidental. Seu tratado educacional produz uma nova visão de homem e, portanto, um rico material teórico para pensarmos a sociedade do século XXI. O Emílio aparece como uma tentativa audaciosa e apaixonada de restaurar o homem natural para viver virtuosamente a realidade social. Em todos os sentidos, o jovem Emílio está sendo preparado para viver plenamente sua vida pessoal, como homem, ou uma vida pública, como um dedicado cidadão de alguma comunidade qualquer.##plugins.generic.usageStats.downloads##
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Publiée
2011-12-01
Comment citer
Paiva, W. A. de. (2011). Emílio: Texto e Contexto. Revista Portuguesa De Pedagogia, (45-2), p. 5-26. https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-2_1
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