Competências do século XXI, transição para o Ensino Superior e sucesso académico: Estudo do nível de proficiência linguística em Inglês e Português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra

Auteurs

  • Andreia Martins Soares Universidade de Coimbra
  • Marco Daniel de Almeida Pereira Universidade de Coimbra
  • José Manuel Albuquerque Portocarrero Canavarro Universidade de Coimbra

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-2_7

Mots-clés:

“competências do século XXI”, Ensino Superior, proficiência linguística, sucesso académico, transição

Résumé

Entre as “competências do século XXI”, um dos termos mais ubíquos dos debates internacionais sobre Educação, o domínio das línguas materna e estrangeiras, particularmente do Inglês, é apontado como indispensável para uma comunicação perspícua numa aldeia-global (a sociedade sem fronteiras e interdependente deste século). Estudos realizados com alunos do Ensino Superior português têm demonstrado lacunas nas competências linguístico-comunicativas, na sua língua materna e no Inglês, situação que limita o acesso e a produção de conhecimento e a mobilidade e compromete o sucesso académico e profissional. O presente artigo visa a divulgação e a reflexão sobre os dados obtidos na aferição da proficiência em Inglês e em Português dos alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra do ano lectivo 2007/2008, a fim de conhecer a proficiência linguística da amostra, a variabilidade desta variável em função de algumas características sociodemográficas e relativas ao perfil do estudante, bem como a relação entre os dois níveis de proficiência linguística medidos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2010-12-01

Numéro

Rubrique

Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##