Da Construção à Validação de um Referencial de Competências para uma Licenciatura em Enfermagem
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https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_6Mots-clés:
empregabilidade, competências, referencial, enfermagemRésumé
Fator determinante para o aumento da empregabilidade dos jovens diplomados, a adoção de estratégias capazes de favorecer uma formação orientada para o desenvolvimento das competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho tem vindo a ser uma preocupação transversal às várias Instituições de Ensino Superior (IES) do espaço Europeu. Este artigo descreve o processo de construção e validação de um referencial de competências genéricas essenciais ao adequado desempenho profissional dos licenciados em enfermagem por uma escola superior de saúde nacional. Composto por 59 competências genéricas, o referencial resulta de um trabalho de revisão de literatura, de análise documental e de um estudo de natureza empírica que envolveu a realização de entrevistas (n=3), um inquérito por questionário a docentes (n=12) e diplomados (n=7) da referida Escola e a empregadores (n=3) da profissão, tendo sido por fim sujeito à validação por um perito da área em questão.##plugins.generic.usageStats.downloads##
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Publiée
2015-07-09
Comment citer
Mendonça, C., Huet, I., & Alves, M. G. (2015). Da Construção à Validação de um Referencial de Competências para uma Licenciatura em Enfermagem. Revista Portuguesa De Pedagogia, 2(1), pp. 109-132. https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_6
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