Os Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais: Reflexão sobre uma Experiência
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https://doi.org/10.14195/1647-8614_50-1_4Mots-clés:
Centro para a Qualificação e Ensino Profissional, reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais, parcerias, adultosRésumé
A recente entrada em funcionamento dos Centros para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP), após encerramento dos Centros Novas Oportunidades (CNO), lançou novos desafios e impulsionou fortes dinâmicas territoriais na área da educação e formação de adultos.O objetivo deste artigo é relatar uma experiência desenvolvida num CQEP, contextualizando o projeto, e refletir sobre o processo e os resultados alcançados.
O Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira lançou um projeto inovador em sede de candidatura que inclui várias parcerias de modo a responder às necessidades do território em que se insere, constituindo-se um verdadeiro trabalho em rede. Uma destas parcerias concretizou-se no desenvolvimento
de Processos de RVCC Profissional para obtenção de qualificação de Operador de Jardinagem e Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes.
Estes processos permitiram a certificação profissional de 12 adultos. Em termos pessoais, verificaram-se ganhos a nível da autoestima, motivação para novas aprendizagens e autoconfiança. No entanto, estes processos não tiveram
impactos na situação profissional dos adultos.
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Publiée
2016-12-20
Comment citer
Almeida, A. P. (2016). Os Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais: Reflexão sobre uma Experiência. Revista Portuguesa De Pedagogia, 50(1), 79-95. https://doi.org/10.14195/1647-8614_50-1_4
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