Mudanças no método de avaliação do Colégio Militar de Brasília na visão dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_6

Palavras-chave:

Avaliação, Colégio Militar, Ensino Médio

Resumo

A avaliação permite que o professor aquilate o desenvolvimento do aluno, servindo-lhe também de referência para melhorias e regulações no processo de ensino-aprendizagem. No Colégio Militar de Brasília – CMB, no ano de 2003, foi adotado um modelo de avaliação discente com situações problema. Em 2015, o modelo foi modificado e passou a ser mais subjetivo e contextualizado. O objetivo deste estudo foi analisar as mudanças na forma de avaliação do CMB, sob a ótica dos professores. Participaram da pesquisa qualitativa 40 docentes do ensino médio. Pôde-se verificar melhorias no desempenho somativo e cognitivo dos alunos, valorizando o modelo de avaliação de 2015 a (...) em relação ao anterior, que durara de 2003 a 2014. Assim, afere-se que, para o êxito de metodologia avaliativa baseada em contextualização, é necessária uma formação continuada dos professores, assegurando-se a persistência da qualidade de ensino e priorizando-se o aprimoramento do ensino.

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Biografias Autor

Carolina Conceição Prado, Centro Universitário do Distrito Federal - UDF

Psicóloga pelo Centro Universitário de Brasília (2001), Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2003 e 2004). Especialista em Educação e promoção da saúde (2004), em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (2008) e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professora e pesquisadora do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, da Escola de Saúde e do departamento de Psicologia.

Mariana Leal Pires, Centro Universitário do Distrito Federal - UDF

Bacharel em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF. Especialista em Gestão escolar (em andamento). Atualmente é pesquisadora do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, da Escola de Saúde e professora substituta da Secretaria de Educação do DF .

Jordach Magalhães Maciel, Centro Universitário do Distrito Federal - UDF

Bacharel em Odontologia - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (2006). Especialista em Implantodontia (2012) e em Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial (2009) Atualmente é cirurgião dentista, professor e pesquisador do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF da Escola de saúde.

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

Prado, C. C., Pires, M. L., & Maciel, J. M. (2021). Mudanças no método de avaliação do Colégio Militar de Brasília na visão dos professores. Revista Portuguesa De Pedagogia, 55, e055006. https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_6

Edição

Secção

Artigos