Mapeamento da paisagem escolar e o risco socioambiental no espaço urbano
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_32-1_1Palavras-chave:
Análise sistêmica e integrada, ensino de geografia, proposta de mapeamentoResumo
O texto apresenta e discute resultados de pesquisa sobre a paisagem do contexto escolar. Destaca o processo de mapeamento dessa paisagem com ênfase nos componentes físico-naturais e sociais que compõem o espaço e nas alterações ocorridas na paisagem no intervalo de 15 anos. As informações levantadas com o mapeamento ajudam a discutir a dinâmica da paisagem com base na concepção sistêmica e integrada do espaço geográfico.No estudo, áreas de risco socioambiental são identificadas e decorrem da interação dos aspectos físico-naturais, sociais e econômicos que fazem parte da história do espaço urbano estudado. O mapeamento revela diversas alterações na paisagem de duas escolas. As informações e a discussão realizada são direcionadas para o ensino de geografia como proposta de ensino-aprendizagem do conteúdo risco socioambiental, de maneira significativa, participativa e crítica.
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