Notícias

MATLIT volume 10.1 (2022): Call for Papers

2022-02-23

A revista MATLIT: Materialidades da Literatura acaba de divulgar a Call for Papers para o próximo número, a publicar em 2022. Sob o tema geral “Desenhar e Fazer para a Mudança Social nas Artes Digitais, Humanidades e Património: Teoria e Prática”, o número 10.1 será organizado por Susan Schreibman (Maastricht University) e Claartje Rasterhoff (Maastricht University).

Ler mais sobre MATLIT volume 10.1 (2022): Call for Papers

Número Atual

Vol. 9 N.º 1 (2021): Fotolivros de Literatura: Teoria e História
					Ver Vol. 9 N.º 1 (2021): Fotolivros de Literatura: Teoria e História

Fotolivros de literatura são frequentemente descritos como casos paradigmáticos de intermidialidade. Autores definiram intermidialidade como “intertextualidade que transgride as fronteiras da mídia” e “relações intermodais na mídia”. Nos fotolivros de literatura, pelo menos dois sistemas estão densamente relacionados – sistema verbal e fotografia. A palavra parece estar ligada à imagem fotográfica em uma interação bidirecional, envolvendo influências mutuamente modulatórias conectando palavra e imagem fotográfica. Criam um sistema acoplado que pode ser descrito como um novo sistema ou um novo gênero. Projetado e produzido desde o final do século XIX, este tipo de experimento multimodal (ou gênero literário intermídia), tem atraído escritores, fotógrafos e designers dos mais diversos domínios literários e artísticos. Nas últimas décadas, este fenômeno tem-se tornado cada vez mais popular, conforme testemunhado por meio de antologias e séries de livros em catálogos de muitas editoras. O desenvolvimento tecnológico dos processos de edição e publicação, a impressão digital, com gráficas menores e mais baratas, o surgimento de editoras independentes com novos canais de distribuição, incluindo a internet, contribuíram para o surgimento e consolidação do fotolivro como um gênero contemporâneo significativo. Este número reune especialistas de diferentes áreas de pesquisa (história e crítica literária, fotografia, semiótica, estudos de mídia, estudos de intermídia e multimodalidade), interessados no fotolivro como gênero literário específico.

Ana Luiza Fernandes (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) 
Karl Erik Schollhammer (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
João Queiroz (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Publicado: 2021-11-17
Ver Todos os Números

MATLIT: Materialidades da Literatura é uma revista em linha, arbitrada por pares e em acesso aberto, publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. A revista aborda as mediações tecnológicas e materiais das práticas literárias, focando em particular a graficalidade, a digitalidade, a auralidade e a intermedialidade. O seu campo de investigação vai dos estudos literários aos estudos comparados dos média e às humanidades digitais. MATLIT usa como línguas de trabalho o português, o inglês e o espanhol. Adotando uma perspetiva interdisciplinar e transmedial, a revista organiza-se em números temáticos. Para cada número é produzida uma Call for Papers.