O legado do ensino moderno na Escola de Coimbra: experiências pedagógicas nas Escolas do Porto e de Lisboa

Authors

  • Gonçalo Canto Moniz Departamento de Arquitectura FCTUC

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8681_3_16

Keywords:

Ensino, Arquitectura Moderna, Escola do Porto, Escola de Lisboa

Abstract

A Escola de Coimbra nasce de uma plataforma de entendimento entre as duas vertentes pedagógicas fundadas na Escola do Porto e na Escola de Lisboa ao longo do século XX. Refundada em 1989, um ano após a sua abertura por um conjunto de professores do Porto e de Lisboa, Coimbra é hoje depositária do legado comum construído nas duas escolas centenárias através de caminhos distintos e por vezes contraditórios.

Deste legado, consideramos que o debate sobre o ensino moderno gerou um conjunto de experiências pedagógicas entre 1931 e 1970, que ainda hoje constituem uma espécie de ADN da formação do arquitecto. É também neste período, que se formam grande parte dos professores do Porto (Fernando Távora, Alexandre Alves Costa, Domingos Tavares) e de Lisboa (Raul Hestnes Ferreira, Manuel Tainha, Gonçalo Byrne, Vítor Figueiredo) que se encontraram em Coimbra para construir o terceiro curso público de Arquitectura. Propomos, assim, conhecer este legado moderno para melhor compreender as fundações do programa pedagógico projectado colectivamente e quotidianamente para a Escola de Coimbra.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gonçalo Canto Moniz, Departamento de Arquitectura FCTUC

Gonçalo Canto Moniz (Porto, 1971) é licenciado em Arquitectura em 1995 no Departamento de Arquitectura da FCTUC. Doutorado em Arquitectura, especialidade de Teoria e História da Arquitectura pela Universidade de Coimbra, em 2011, com a tese “O Ensino Moderno da Arquitectura. A Reforma de 57 e as Escolas de Belas Artes em Portugal (1931-69)”. No Departamento de Arquitectura da FCTUC, é docente das disciplinas de Projecto II e de Seminário de Investigação em Arquitectura e membro da Comissão Editorial da e|d|arq. É investigador e co-coordenador do Núcleo de Cidades, Culturas e Arquitectura do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e investigador do projecto Alberti Digital. Tem publicado artigos sobre a Arquitectura Moderna em Portugal, nomeadamente sobre os equipamentos liceais e o ensino da arquitectura, sendo autor do livro "Arquitectura e Instrução: o projecto moderno do liceu, 1836-1936" (e|d|arq, 2007).

Downloads

Published

2012-04-15

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>