O legado do ensino moderno na Escola de Coimbra: experiências pedagógicas nas Escolas do Porto e de Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8681_3_16Palavras-chave:
Ensino, Arquitectura Moderna, Escola do Porto, Escola de LisboaResumo
A Escola de Coimbra nasce de uma plataforma de entendimento entre as duas vertentes pedagógicas fundadas na Escola do Porto e na Escola de Lisboa ao longo do século XX. Refundada em 1989, um ano após a sua abertura por um conjunto de professores do Porto e de Lisboa, Coimbra é hoje depositária do legado comum construído nas duas escolas centenárias através de caminhos distintos e por vezes contraditórios.
Deste legado, consideramos que o debate sobre o ensino moderno gerou um conjunto de experiências pedagógicas entre 1931 e 1970, que ainda hoje constituem uma espécie de ADN da formação do arquitecto. É também neste período, que se formam grande parte dos professores do Porto (Fernando Távora, Alexandre Alves Costa, Domingos Tavares) e de Lisboa (Raul Hestnes Ferreira, Manuel Tainha, Gonçalo Byrne, Vítor Figueiredo) que se encontraram em Coimbra para construir o terceiro curso público de Arquitectura. Propomos, assim, conhecer este legado moderno para melhor compreender as fundações do programa pedagógico projectado colectivamente e quotidianamente para a Escola de Coimbra.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2012 Gonçalo Canto Moniz

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).