Editorial
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8681_4_0.1Resumo
Ensinar pelo Projecto
O ensino e aprendizagem de Projecto de Arquitectura, contrariamente ao que a designação da disciplina deixaria supor, não é uma aplicação prática (o projecto) de uma teoria prévia (a arquitectura). Movendo-se num campo complexo que convoca o conhecimento implícito, a experiência pessoal, a consciência crítica, a reflexão-na-acção, ou a síntese operativa, o Projecto de Arquitectura é uma disciplina de síntese que se socorre tanto das ciências sociais, como das artes e humanidades, ou das ciências e tecnologias, para construir um argumento narrativo transformador. Pode-se por isso pensar que embora com uma forte componente prática, o seu objectivo é a construção teórica da Arquitectura e também, inversamente, que a sua eficácia teórica ou reflexiva estará dependente da sua materialização prática e instrutiva
Teaching through Design
Despite of what the name may lead one to believe, Architectural Design Studio teaching and learning is not a practical application (project) of a previous theory (architecture). It moves in a complex field that calls for implicit knowledge, personal experience, critical conscience, reflection- in-action, or operative synthesis, the Architectural Design Studio is a discipline of synthesis that resorts to social sciences, and as arts and humanities, or sciences and technologies, to build a transforming narrative argument. Albeit showing, a strong practical approach, its main goal is a theoretical construction of architecture. However, its theoretical efficacy is dependent upon its practical and instructive materialization.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2013 Paulo Providência, Gonçalo Canto Moniz

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


