The Art of Demediation: Conceptual Materialities of the Book(-)work

  • Samuel Teixeira CLP, Universidade de Coimbra (Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura)
Palavras-chave: Livro de Artista, Bookwork, Ready-Made, Escultura, Livro-objeto.

Resumo

Recensão de Garrett Stewart, Bookwork. Medium to Object to Concept to Art, Chicago, University Of Chicago Press, 2011, 272 pp. ISBN 978-0226773919

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Samuel Teixeira, CLP, Universidade de Coimbra (Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura)

Samuel Teixeira é licenciado em Ensino de Português, Latim e Grego pela Universidade de Aveiro (2006). Em 2005, durante a licenciatura, gravou as partes de bateria do álbum de estreia da banda Rebellion’s Enclave (http://www.myspace.com/rebellionsenclave), editado pela editora austríaca Ton4Records. Em 2007, ingressou na Escola de Música de Cantanhede, onde estudou performance de bateria em Jazz com os músicos Rui Pereira, Jeff Davis e Nuno Costa. Em 2008, foi admitido no Mestrado em Estudos Editoriais na Universidade de Aveiro. Impulsionado pelo workshop de Manuel Portela, intitulado “A forma dos livros nos Livros de Artista”, e realizado no âmbito da disciplina de Tipologias de Edição, Samuel Teixeira iniciou o seu estudo sobre os Livros de Artista, no qual se inclui a sua dissertação de mestrado “O Livro de Artista como Metalivro” (2011). Neste trabalho, o autor reflecte acerca do processo de codificação bibliográfica do texto e da imagem em livros de artista pertencentes à Colecção de Publicações de Artista da Biblioteca de Serralves. O fascínio pelo medium, principalmente pelo livro, é o epicentro das suas áreas de interesse, que cruzam temas como auto-reflexividade, performance, bibliograficalidade, e disciplinas como Sociologia e História do Livro, Semiótica e Psicologia. O seu projeto de tese intitula-se «Virtualização do livro de artista».

Samuel Teixeira holds a degree in Language Teaching (Portuguese, Latin, and Greek) from the University of Aveiro (2006). In 2005, he recorded the drum parts of Rebellion’s Enclave’s debut album (http://www.myspace.com/rebellionsenclave), released by the Austrian label Ton4Records. In 2007, he joined the Cantanhede Music School, where he studied Jazz percussion with musicians Rui Pereira, Nuno Costa, and Jeff Davis. In 2008 he was admitted to the MA in Publishing Studies at the University of Aveiro. Inspired by a guest workshop presented by Manuel Portela, entitled “The form of books in artists’ books”,  Samuel Teixeira began his study of Artists’ Books, which includes his MA dissertation “The Artist’s Book as a Metabook” (2011). In this text, the author reflects upon the bibliographic coding of text and image in artists’ books from the Artists’ Special Collection at Serralves Library. The fascination with the medium, especially with the book, is at the core of his areas of interest, which include themes such as self-reflexivity, performance, and bookness, and which cross disciplines such as Sociology and History of the Book, Semiotics, and Psychology. The title of his thesis project is «Virtualization of the Artist’s Book».

Referências

Garrett Stewart (2011). Bookwork. Medium to Object to Concept to Art. Chicago: University Of Chicago Press.

GarrettStewart_Bookwork
Publicado
2013-06-30
Como Citar
Teixeira, Samuel. 2013. The Art of Demediation: Conceptual Materialities of the Book(-)work. MATLIT: Materialidades Da Literatura 1 (1), 204-7. https://doi.org/10.14195/1621.