Past’s Present: Artist’s Books by José Oliveira

  • Catarina Figueiredo Cardoso CLP, Universidade de Coimbra (Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura)
Palavras-chave: Livro, Livro de Artista, Formas do Livro, Escrita, Leitura

Resumo

José Oliveira é um artista do livro que se inspira na história e na evolução do livro e da escrita ocidentais. Os seus livros de artista assumem a forma de códices, rolos e leporellos, e incorporam as crenças, mágoas e esperanças do autor. Interrogam as nossas conceções sobre o livro e sobre a natureza da leitura. Constituem testemunhos de uma recusa evidente das técnicas contemporâneas do livro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Catarina Figueiredo Cardoso, CLP, Universidade de Coimbra (Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura)

Catarina Figueiredo Cardoso é licenciada em Direito e tem um mestrado em Ciência Política. É coleccionadora de livros ilustrados, com bonecos, riscos, fotos, impressões digitais; muitos são eles mesmos bonecos. Acompanha a cena portuguesa dos livros de artista, fanzines, livros auto-editados e pequenas editoras, formas artísticas que evoluem e se transformam com as tecnologias directa e indirectamente ligadas ao livro. Coleccionar livros e conhecer os artistas que os criam conduziram-na a uma reflexão sobre esta forma de arte recente e sua recepção crítica em Portugal. Reune documentação e bibliografia que lhe permitam analisar a sua evolução em Portugal e a sua integração nos movimentos internacionais em torno da palavra e do livro, que se desenvolveram a partir dos anos 1960. Com Isabel Baraona, organizou o número 32 do Journal of Artists’ Books (Outono de 2012), dedicado ao livro de artista em Portugal. Com Isabel Baraona, é editora de Tipo.pt, uma base de de dados sobre livros de artista e edições gráficas de autor. Vive e trabalha em Lisboa.

Catarina Figueiredo Cardoso holds a Law degree and an MA in Political Science. She collects illustrated books, books with drawings, scrawls, photographs, fingerprints. She keeps up with the scene of Portuguese artists’ books, zines, self-published books and by small publishers, art forms that evolve and change with the technologies directly and indirectly linked to the book. Collecting books and meeting the artists who create them led her to a reflection on this recent art form and its critical reception in Portugal. She gathers documentation and bibliography to enable her to analyze its development in Portugal and its integration in the international movements around the word and the book, which grew out of the 1960s. With Isabel Baraona, she edited number 32 of the Journal of Artists’ Books (Fall 2012), about artists’ books in Portugal. Her latest project is Tipo.pt, a database on artists' books and self-published small press works coedited by Isabel Baraona. She lives and works in Lisbon.

Referências

BOIVENT, Marie (2008). Revues d’Artistes. Fougères/Rennes/Paris: Association Arcade/Lendroit Galerie/Éditions Provisoires.

BROGOWSKI, Leszek (2010). Éditer l’Art: Livre d’Artiste et L’Histoire du Livre. Chatou: Les Éditions de la Transparence.

CAMPBELL, James W.P. (2013). The Library: A World History. London: Thames and Hudson. Photographs by Will Pryce.

CUMMINGS, Brian (2013). “The Book as Symbol.” The Book: A Global History. Eds. Michael F. Suarez S.J., and H.R. Woudhuysen. Oxford: Oxford University Press. 93-96.

DONDI, Cristina (2013). “The European Printing Revolution.” The Book: A Global History. Eds. Michael F. Suarez S.J., and H.R. Woudhuysen. Oxford: Oxford University Press. 80-92.

DRUCKER, Johanna (2004). The Century of Artist’s Books. 2nd ed., New York: Granary Books.

LOVE, Harold (2013). “The Manuscript after the Coming of Print.” The Book: A Global History. Eds. Michael F. Suarez S.J., and H.R. Woudhuysen. Oxford: Oxford University Press, 197-204.

MOEGLIN-DELCROIX, Anne (2012). Esthétique du livre d’artiste: Une introduction à l’art contemporain. 2nd ed., Marseilles/Paris: Le mot et le reste/BNF.

OBERHUBER, Andrea (2012). “Livre surréaliste et livre d’artiste mis en jeu.” À Belles Mains : Livre Surréaliste, Livre d’artiste. Ed. Andrea Oberhuber. Special issue of Mélusine 32, Lausanne: L’Âge d’Homme. 9-30.

OLSON, Car (2013). “The Sacred Book.” The Book: A Global History. Eds. Michael F. Suarez S.J., and H.R. Woudhuysen. Oxford: Oxford University Press. 19-38.

PEYRÉ, Yves (2001). Peinture et Poésie: Le Dialogue par le Livre. Paris: Gallimard.

PORTELA, Manuel (2013a). “Materialities of Literature and Artist’s Books.” Portuguese Small Press Yearbook 2013. Ed. Catarina Figueiredo Cardoso. Lisbon: Portuguese Small Press Yearbook. 15-22.

PORTELA, Manuel (2013b). Scripting Reading Motions: The Codex and the Computer as Self-Reflexive Machines. Cambridge, MA: MIT Press.

ROBINSON, Andrew (2013). “Writing Systems.” The Book: A Global History. Eds. Michael F. Suarez S.J., and H.R. Woudhuysen. Oxford: Oxford University Press. 3-18.

STEWART, Garrett (2011). Bookwork: Medium to Object to Concept to Art. Chicago and London: The University of Chicago Press.

SUAREZ S.J., Michael F., and H.R. WOUDHUYSEN, eds. (2013). The Book: A Global History. Oxford: Oxford University Press.

“Tenebrae.” Wikipedia. http://en.wikipedia.org/wiki/Tenebrae. Web. March 14, 2014.

Publicado
2014-11-08
Secção
Secção Temática | Thematic Section