On Being Contemporary

  • Catarina Figueiredo Cardoso CLP, Universidade de Coimbra (Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura)
Palavras-chave: Livro de Artista, Arte Contemporânea, Arte Conceptual

Resumo

Recensão de Anne MOEGLIN-DELCROIX, Esthétique du Livre d’Artiste: Une Introduction à l’Art Contemporain. 2nd edition, Marseilles/Paris: Le mot et le reste/ Bibliothèque Nationale de France [1st ed., Esthétique du Livre d'Artiste: 1960-1980, Paris: Bibliothèque Nationale de France/Jean Michel Place, 1997], 2012, 444 pp. ISBN 9782360540136.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Catarina Figueiredo Cardoso, CLP, Universidade de Coimbra (Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura)

Catarina Figueiredo Cardoso é licenciada em Direito e tem um mestrado em Ciência Política. É coleccionadora de livros ilustrados, com bonecos, riscos, fotos, impressões digitais; muitos são eles mesmos bonecos. Acompanha a cena portuguesa dos livros de artista, fanzines, livros auto-editados e pequenas editoras, formas artísticas que evoluem e se transformam com as tecnologias directa e indirectamente ligadas ao livro. Coleccionar livros e conhecer os artistas que os criam conduziram-na a uma reflexão sobre esta forma de arte recente e sua recepção crítica em Portugal. Reune documentação e bibliografia que lhe permitam analisar a sua evolução em Portugal e a sua integração nos movimentos internacionais em torno da palavra e do livro, que se desenvolveram a partir dos anos 1960. Com Isabel Baraona, organizou o número 32 do Journal of Artists’ Books (Outono de 2012), dedicado ao livro de artista em Portugal. Com Isabel Baraona, é editora de Tipo.pt, uma base de de dados sobre livros de artista e edições gráficas de autor. Vive e trabalha em Lisboa.

Catarina Figueiredo Cardoso holds a Law degree and an MA in Political Science. She collects illustrated books, books with drawings, scrawls, photographs, fingerprints. She keeps up with the scene of Portuguese artists’ books, zines, self-published books and by small publishers, art forms that evolve and change with the technologies directly and indirectly linked to the book. Collecting books and meeting the artists who create them led her to a reflection on this recent art form and its critical reception in Portugal. She gathers documentation and bibliography to enable her to analyze its development in Portugal and its integration in the international movements around the word and the book, which grew out of the 1960s. With Isabel Baraona, she edited number 32 of the Journal of Artists’ Books (Fall 2012), about artists’ books in Portugal. Her latest project is Tipo.pt, a database on artists' books and self-published small press works coedited by Isabel Baraona. She lives and works in Lisbon.

Referências

MOEGLIN-DELCROIX, Anne (2012). Esthétique du Livre d'Artiste 1960-1980: Une Introduction à l'Art Contemporain. 2nd edition, Marseilles/Paris: Le mot et le reste/ Bibliothèque Nationale de France.

Publicado
2014-11-08
Secção
Recensões | Reviews