Lendo Thoreau na Voz de Outro Lendo Thoreau
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_5-1_17Palavras-chave:
poesia sonora, mistura áudioResumo
Lendo Thoreau na Voz de Outro Lendo Thoreau é uma obra sonora experimental que lança luz sobre a complexa rede de materialidades presente na literatura. Duas fontes sonoras são retiradas de duas leituras de áudio em domínio público de Walden, de Henry David Thoreau. Os dois trechos verbais — do capítulo "Sounds" no qual Thoreau expressa a sua ora ambivalência, ora exuberância, mas atenção constante em relação à paisagem sonora de Walden Pond — alimentam um sintetizador modular. Dentro do domínio de processamento do sintetizador, cada trecho alimenta um detector de envolventes que traça o contorno do volume da leitura, criando uma mimese extraída do ritmo do ouvinte. Estes envolventes rítmicos são então aplicados ao trecho oposto, forçando o leitor a ler ao ritmo da voz do outro. O áudio que daí resulta gagueja e falha na medida em que cada leitor abre e fecha a boca do outro. Em concerto, ambos os leitores ativam osciladores que acompanham as leituras. O som aqui é a voltagem, para lá de todo o conteúdo semântico. À medida que o ritmo das palavras do leitor é extraído, também o são os componentes extra-semânticos que emergem do ruído da gravação. A rede de Walden é assim ampliada para incluir os corpos dos seus ouvintes e os ruídos do meio.
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