Paisagem Sonora de Emma

  • Sara Pinheiro
Palavras-chave: Gustave Flaubert, Madame Bovary, paisagem sonora, instalação, mistura áudio

Resumo

Esta peça é parte de uma instalação audiovisual de vários ecrãs, concebida pelas artistas visuais Mieke Bal e Michelle Williams-Gamaker. A instalação é baseada no romance de Flaubert Madame Bovary (1856). Emma (Madame B.) é uma ouvinte atenta e sensível ao ambiente que a rodeia. A banda sonora (quer na instalação, quer na longa-metragem) foi desenvolvida através de uma série de motivos sonoros que servem como caracterização sonora da personagem. Escutar estes motivos sonoros é um exercício de “focalização sonora”: os objectos que a caracterizavam fa-lo-iam sonoramente também. A paisagem sonora de Emma reflecte os sons acumulados de uma vida individual, que simultaneamente forma e limita o espaço que a define. Estes sons marcam e traçam a história da personagem, eventualmente delineando ‘a sua expansão no mundo tanto quanto a sua reclusão no mesmo’.

Deve ser ouvida preferencialmente com monitores, desde que não haja mais sons a interferir. A peça deverá ocupar uma sala vazia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Sara Pinheiro

Sara Pinheiro (1985), sonoplasta, trabalha em cinema, video-arte e composições acusmáticas. As suas actividades compreendem gravação, edição, Foley e mistura de som. A título individual, compõe peças acusmáticas, normalmente para performances multi-canal, transmissões radiofónicas ou instalações em galerias e espaços públicos. É licenciada em Cinema, com especialização em som (Lisboa, 2008); em 2012 completou o Mestrado de Música em Sonologia. Desde então, colabora com o Instituto de Sonologia e com o CAS (Centro de Estudos Audiovisuais, FAMU, Praga) enquanto professora convidada. O seu mais recente trabalho é formulado à volta da ideia “Foley Acusmático”. É também membro do grupo de live coding k-o-le-k-t-i-v e colabora com os estúdios de cinema Barrandov CinePost e Bystrouska, em Praga

Publicado
2017-12-27
Como Citar
Pinheiro, Sara. 2017. Paisagem Sonora De Emma. MATLIT: Materialidades Da Literatura 5 (1), 91-92. https://doi.org/10.14195/2182-8830.
Secção
Mediarama | Mediascape