A fotografia e a palavra no livro de artista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_2

Palavras-chave:

livro de artista, fotografia, intermidialidade, escrita e imagem, narrativas visuais

Resumo

Propomos uma reflexão a respeito das relações intermediais texto/imagem em uma seleção de obras que se encontram em uma zona de interseção do fotolivro e livro de artista, a partir de uma classificação pragmática dos tipos de transposição intersemiótica da imagem ao texto proposta por Leo Hoek: relação transmedial, discurso multimedial, discurso misto e discurso sincrético. Cada uma dessas relações é caracterizada por um tipo de imbricação texto/imagem, apresentadas em ordem crescente: transposição, justaposição, combinação e fusão. O texto também faz uma breve apresentação a respeito da diferença entre transposição e tradução intersemiótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DRUCKER, Johanna (1999). “Experimental Narrative and Artists’ Books”. Journal of Artists’ Books 12: 3-25.

DRUCKER, Johanna (2004). The Century of Artists' Books. New York: Granary Books.

GENETTE, Gérard (2010). Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Trad. Cibele Braga, Erika Viviane Costa Vieira, Luciene Guimarães, Maria Antônia Ramos Coutinho, Mariana Mendes Arruda, Miriam Vieira. Belo Horizonte: Edições Viva Voz.

HOEK, Leo (2006). “A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática”. Poéticas do Visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Ed. Márcia Arbex. Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG. 167-189.

KAŹMIERCZAK, Marta (2018). “From Intersemiotic Translation to Intersemiotic Aspects of Translation.” Przekładaniec (English version: Word and Image in Translation) 34-35: 7–35, http://dx.doi.org/10.4467/16891864ePC.18.009.9831

MOEGLIN-DELCROIX, Anne (1997). Esthétique du livre d'artiste: 1960/1980. Paris: Jean-Michel Place / Bibliothèque Nationale de France.

PARR, Martin, e Gerry Badger (2004). The Photobook: A History vol.2. London: Phaidon.

PHILLPOT, Clive (1985). “Some Contemporary Artists and Their Books”. Artists’ Books: A Critical Anthology and Sourcebook. Ed. Joan Lyons. Rochester, NY: Visual Studies Workshop.

PLAZA, Julio (1982). “O livro como forma de arte (I)”. Arte em São Paulo 6: s.p.

ROSSMAN, Jae. (2008). “Reading Outside the Lines: Paratextual Analysis and Artists’ Books”. Journal of Artists’ Books 23: 30-41.

RICE, Shelley (1985). “Artist’s Books as Visual Literature”. Artists’ Books: A Critical Anthology and Sourcebook. Ed. Joan Lyons. Rochester, NY: Visual Studies Workshop.

SILVEIRA, Paulo (2001). A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Ed. UFRGS.

SILVEIRA, Paulo (2011). As existências da narrativa no livro de artista. Tese de doutorado. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SMITH, Keith (2015). Structure of the visual Book. 4.ª Ed. New York: Keith Smith Books.

THURMANN-JAJES, Anne (2002). ars photographica: Fotografie und Künstlerbücher. Weserburg, Bremen: Neues Museum.

##submission.downloads##

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Cador, Amir. 2021. «A Fotografia E a Palavra No Livro De Artista». Matlit: Materialidades Da Literatura 9 (1):17-36. https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_2.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section