A fotografia e a palavra no livro de artista
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_2Palavras-chave:
livro de artista, fotografia, intermidialidade, escrita e imagem, narrativas visuaisResumo
Propomos uma reflexão a respeito das relações intermediais texto/imagem em uma seleção de obras que se encontram em uma zona de interseção do fotolivro e livro de artista, a partir de uma classificação pragmática dos tipos de transposição intersemiótica da imagem ao texto proposta por Leo Hoek: relação transmedial, discurso multimedial, discurso misto e discurso sincrético. Cada uma dessas relações é caracterizada por um tipo de imbricação texto/imagem, apresentadas em ordem crescente: transposição, justaposição, combinação e fusão. O texto também faz uma breve apresentação a respeito da diferença entre transposição e tradução intersemiótica.
Downloads
Referências
DRUCKER, Johanna (1999). “Experimental Narrative and Artists’ Books”. Journal of Artists’ Books 12: 3-25.
DRUCKER, Johanna (2004). The Century of Artists' Books. New York: Granary Books.
GENETTE, Gérard (2010). Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Trad. Cibele Braga, Erika Viviane Costa Vieira, Luciene Guimarães, Maria Antônia Ramos Coutinho, Mariana Mendes Arruda, Miriam Vieira. Belo Horizonte: Edições Viva Voz.
HOEK, Leo (2006). “A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática”. Poéticas do Visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Ed. Márcia Arbex. Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG. 167-189.
KAŹMIERCZAK, Marta (2018). “From Intersemiotic Translation to Intersemiotic Aspects of Translation.” Przekładaniec (English version: Word and Image in Translation) 34-35: 7–35, http://dx.doi.org/10.4467/16891864ePC.18.009.9831
MOEGLIN-DELCROIX, Anne (1997). Esthétique du livre d'artiste: 1960/1980. Paris: Jean-Michel Place / Bibliothèque Nationale de France.
PARR, Martin, e Gerry Badger (2004). The Photobook: A History vol.2. London: Phaidon.
PHILLPOT, Clive (1985). “Some Contemporary Artists and Their Books”. Artists’ Books: A Critical Anthology and Sourcebook. Ed. Joan Lyons. Rochester, NY: Visual Studies Workshop.
PLAZA, Julio (1982). “O livro como forma de arte (I)”. Arte em São Paulo 6: s.p.
ROSSMAN, Jae. (2008). “Reading Outside the Lines: Paratextual Analysis and Artists’ Books”. Journal of Artists’ Books 23: 30-41.
RICE, Shelley (1985). “Artist’s Books as Visual Literature”. Artists’ Books: A Critical Anthology and Sourcebook. Ed. Joan Lyons. Rochester, NY: Visual Studies Workshop.
SILVEIRA, Paulo (2001). A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Ed. UFRGS.
SILVEIRA, Paulo (2011). As existências da narrativa no livro de artista. Tese de doutorado. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SMITH, Keith (2015). Structure of the visual Book. 4.ª Ed. New York: Keith Smith Books.
THURMANN-JAJES, Anne (2002). ars photographica: Fotografie und Künstlerbücher. Weserburg, Bremen: Neues Museum.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Amir Cador

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.