O filme ‘A bela do palco’ (Stage Beauty) – uma abordagem revisionista
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_7_5Palavras-chave:
identidade de gênero, papéis de gênero, heteronormatividade, binaridade dos gêneros, teoria queerResumo
Este artigo tem como objetivo discutir as questões de identidade e papéis de gênero observadas no filme A Bela do Palco (Stage Beauty, 2004) a partir da perspectiva teórica queer. Propomos essa discussão focalizando nas experiências dos personagens principais do filme, Ned Kynaston, ator especializado em interpretar papéis femininos, e Maria, sua camareira e aspirante à atriz, considerando a relação desses dois personagens com a alteração na lei relativa à interpretação de papéis femininos no teatro inglês do século xvii. Para tanto, na primeira parte do artigo, apresentamos conceitos básicos de uma perspectiva teórica queer, para então aplicá‑los a algumas cenas do filme e a uma discussão mais ampla da problemática presente em A Bela do Palco.
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