O Agenda Setting dos Media Sociais no Desporto
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_1_5Palavras-chave:
Media Sociais, Jogos Olímpicos, agenda-setting, tematização, Alemanha, heróisResumo
Os media desempenham um papel importante na promoção dos heróis do desporto. As ofertas dos media sociais através de likes do Facebook e do Twitter transfor mam o conhecido processo de agenda se tting e mediatização num processo que designamos “agenda setting dos media sociais”. Esta contribuição inicia-se com uma breve panorâmica das manifestações dos media sociais durante os Jogos Olímpicos de 2012. Ao que se seguirá um olhar mais próximo ao modelo teórico e uma avaliação do impacto e consequências potenciais deste processo. A análise de diferentes formas de tematização e de mediatização de heróis desportivos será demonstrada com recurso a estudos de caso de atletas alemães durante os Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Tendo como referência os fatores de influência do agenda setting dos media sociais, Marcel Nguyen e Christoph Fildebrandt podem ser caracterizados como os atletas mais populares durante os Jogos Olímpicos.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.