O Agenda Setting dos Media Sociais no Desporto

Autores

  • Thomas Horky Macromedia University of Applied Sciences: Hamburg, Alemanha https://orcid.org/0000-0003-4082-7793
  • Barbara Stelzner Macromedia University of Applied Sciences: Hamburg, Alemanha

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-6019_1_5

Palavras-chave:

Media Sociais, Jogos Olímpicos, agenda-setting, tematização, Alemanha, heróis

Resumo

Os media desempenham um papel importante na promoção dos heróis do desporto. As ofertas dos media sociais através de likes do Facebook e do Twitter transfor mam o conhecido processo de agenda se tting e mediatização num processo que designamos “agenda setting dos media sociais”. Esta contribuição inicia-se com uma breve panorâmica das manifestações dos media sociais durante os Jogos Olímpicos de 2012. Ao que se seguirá um olhar mais próximo ao modelo teórico e uma avaliação do impacto e consequências potenciais deste processo. A análise de diferentes formas de tematização e de mediatização de heróis desportivos será demonstrada com recurso a estudos de caso de atletas alemães durante os Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Tendo como referência os fatores de influência do agenda setting dos media sociais, Marcel Nguyen e Christoph Fildebrandt podem ser caracterizados como os atletas mais populares durante os Jogos Olímpicos.

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Publicado

2015-10-18