Agenda setting na era digital

Novas tendências sobre o terceiro nível de agenda setting a partir dos contributos de McCombs (2010-2017)

Palavras-chave: Agenda setting de rede (NAS), internet, opinião pública, M. McCombs

Resumo

Esta pesquisa analisa o terceiro nível do agenda setting (NAS) na era digital, tendo em conta mais recente produção científica do Professor Maxwell McCombs. A metodologia utilizada é dupla: por um lado, é realizada uma análise bibliométrica dos seus contributos para o NAS nos últimos anos (2010-2017); por outro, é efetuada uma análise aprofundada dos seus artigos mais relevantes durante os períodos dedicados ao estudo do NAS no atual ecossistema informativo.
A revisão dos artigos mais recentes de McCombs (2010-2017) revela as novas tendências e a evolução da teoria do agendamento, analisando casos específicos que fornecem solidez científica ao Modelo de Rede de Agenda Setting, fornecendo também conclusões sólidas que contribuem para o desenvolvimento e para a evolução deste modelo de comunicação, já com meio século.
Este trabalho contribui, através da revisão atual do estado da teoria do agendamento, para abrir novos horizontes na pesquisa sobre o Agenda Setting no quadro dos novos media digitais e das redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-06-04