Alfabetização Multimodal

Sobre as formas de comunicar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-6019_16_6

Palavras-chave:

alfabetização, história da tecnologia, comunicação multimodal, arte, design

Resumo

Na busca de estender o conhecimento acerca da alfabetização a outros campos criativos, este artigo explora a relação recíproca entre comunicação e alfabetização de uma perspectiva histórica, destacando a relação entre as tecnologias dos media e os processos sociais e cognitivos através dos quais percebemos, aprendemos e transformamos a o mundo.

Mediante vários exemplos, o texto ilustra a diversidade de modos de expressão e a continuidade das ferramentas composicionais que permitem escrever mensagens em múltiplas linguagens, que por sua vez dão conta das diferentes competências para sua leitura. Reflexiono em termos das propriedades do campo da comunicação baseado em diferentes modelos gráficos que exploram a forma, a estrutura e as relações entre diferentes modos de comunicação.

Por fim, as conclusões apontam para o estudo da comunicação de uma perspectiva fenomenológica e material, como um campo que molda e evidencia a cultura, que permite-nos ver além das disciplinas e ofícios, e abordá-la a partir da complexidade, como um fenômeno inteligível e peculiar pelo qual damos sentido à nossa realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2023-07-19

Edição

Secção

Artigos