Alfabetização Multimodal
Sobre as formas de comunicar
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_16_6Palavras-chave:
alfabetização, história da tecnologia, comunicação multimodal, arte, designResumo
Na busca de estender o conhecimento acerca da alfabetização a outros campos criativos, este artigo explora a relação recíproca entre comunicação e alfabetização de uma perspectiva histórica, destacando a relação entre as tecnologias dos media e os processos sociais e cognitivos através dos quais percebemos, aprendemos e transformamos a o mundo.
Mediante vários exemplos, o texto ilustra a diversidade de modos de expressão e a continuidade das ferramentas composicionais que permitem escrever mensagens em múltiplas linguagens, que por sua vez dão conta das diferentes competências para sua leitura. Reflexiono em termos das propriedades do campo da comunicação baseado em diferentes modelos gráficos que exploram a forma, a estrutura e as relações entre diferentes modos de comunicação.
Por fim, as conclusões apontam para o estudo da comunicação de uma perspectiva fenomenológica e material, como um campo que molda e evidencia a cultura, que permite-nos ver além das disciplinas e ofícios, e abordá-la a partir da complexidade, como um fenômeno inteligível e peculiar pelo qual damos sentido à nossa realidade.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.