Novos Media, Nova Deontologia
constrangimentos éticos do jornalismo digital
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_9_1Palavras-chave:
Jornalismo digital, ética, deontologia, novos mediaResumo
Há medida que os Novos Media trazem novos desafios - bem como novos riscos - para a função e identidade do jornalismo, há uma crescente pressão para adotar - e adaptar -mecanismos de auto-regulação, como por exemplo, códigos deontológicos, a fim de melhor fixar os limites éticos do jornalismo digital.
Este artigo destaca os princípios dos Novos Media (como hipermédia, hiperlinks, interatividade, glocalidade, personalização e instantaneidade) que, tomados em conjunto, colocam constrangimentos éticos de ordem jurídica, corporativa, profissional e individual. Estas limitações sugerem que uma nova deontologia é necessária para que os jornalistas possuam diretrizes específicas que direcionem a sua prática online.
Sugere-se que o primeiro, passo crucial, para esta revisão ética generalizada sobre o jornalismo digital pode ser feito através de códigos deontológicos supra-nacionais.
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