A ambivalência do espaço público face à fragmentação social e política
para uma compreensão fenomenológica da ideia de “nós” em comunicação
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_14_4Palavras-chave:
Espaço público, experiência, empatia, mundo da vida, reconhecimentoResumo
A pretexto da referência temporal à obra seminal de Habermas sobre o espaço público, visita-se o conceito e faz-se um balanço das transformações que o marcaram, incluindo a sua fragmentação, a formação de um tribalismo no plano da ação política e do conhecimento, a despolitização da experiência quotidiana e o seu impacto na construção de subjetividades sociais, culturais e políticas.
Na linha de um pensamento pós-habermasiano que recolhe contributos da fenomenologia husserliana, propõe-se recorrer ao conceito de empatia. Simultaneamente, interrogam-se os limites desta proposta como psicologizante e centrada no ego do observador através dos conceitos de “mundo da vida” e de reconhecimento.
A metodologia é hermenêutica e interpretativa, recorrendo à releitura de clássicos e de reflexões mais recentes que incidam sobre a história do conceito e das suas transformações.
Esta transformação é acompanhada por outras com a qual se articula: a multiplicação de formas discursivas esteticamente inovadoras com recurso às artes e à cultura, a emergência da emoção como elemento estruturante do agir político, a transformação do conceito de experiência e o seu impacto na construção de subjetividades políticas.
Na sequência de um pensamento pós-habermasiano que recolhe contributos da fenomenologia, ensaiei a tentativa de inscrever os conceitos de empatia e de experiência enquanto seus elemento estruturantes no sentido em que se prefiguram como consciência de uma humanidade que se considera mais do que os seus particularismos históricos e recusa, por isso, a absolutização das formas culturais identitárias.
A metodologia, predominantemente hermenêutica e interpretativa, recorre quer à releitura de clássicos quer de reflexões mais recentes sobre a atualidade de acordo com uma lógica que procura a existência de um diálogo problematizante entre escolas que estrutura a história do conceito e das suas transformações.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.