Current challenges to and for public service media
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_2_1Palavras-chave:
Media de serviço público, mercado dos media, concorrência dos media, sistema audiovisual misto, coesão social, democracia, neoliberalismo, cidadania, media digitaisResumo
Esta comunicação aborda uma variedade de desafios que se colocam aos Media de Serviço Público a partir do ambiente exterior e também à própria instituição. O autor defende a continuidade da relevância do ideal, da abordagem e da prática de serviço público nos media, enquanto reconhece uma variedade de críticas legítimas e concorda com a importância do setor comercial privado. Assim, as linhas de argumentação são, simultaneamente, uma defesa e uma crítica aos media de serviço público. Os aspetos mais importantes incluem a proliferação de plataformas e canais, a fragmentação de audiências, a mudança geracional, o desenvolvimento na tecnologia e na infraestrutura digitais, as premissas ideológicas da vida sociopolítica, as condições económicas, a sustentabilidade e a prestação de contas. O texto termina com três recomendações que o autor sugere como prioridades para Público na Europa: 1) a necessidade de articular uma visão clara, convincente e atraente para a empresa do século xxi, 2) a necessidade de decidir o que os Media de Serviço Público vão ser e fazer e não fazer e ser a partir da sua herança da era da radiodifusão e 3) investir capital e esforço no desenvolvimento de organizações mais inclusivas e colaborativas.
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