Serão os blogs uma alternativa aos media na discussão pública de temas como a corrupção politica?
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_26_6Palabras clave:
Blogs, Blogosfera, Media, Análise de Conteúdo Mediada por Computador, Análise de Redes Sociais, Agenda‑Setting, Corrupção, Comunicação PolíticaResumen
O artigo analisa a contribuição de um conjunto de blogs independentes na cobertura e no debate público de quatro casos de corrupção com grande impacto em Portugal em 2009 e 2010. Pretende‑se apurar se a agenda dos blogs é influenciada pela agenda dos media mainstream na abordagem desses casos e se os blogs seguiram ou não os enquadramentos e as interpretações desses meios (McCombs: 2004). Em particular, procura‑se evidência empírica sobre a capacidade dos blogs seleccionados de se constituírem como alternativa na interpretação e no enquadramento desses casos. Os dados apurados mostram que o agendamento dos casos em análise nos blogs foi fortemente influenciado pelas agendas da televisão e da imprensa. O artigo conclui que os blogs não se constituíram como um espaço alternativo de discussão do fenómeno da corrupção, limitando‑se em grande parte a comentar notícias e opiniões veiculados pelos media aos quais se ligam através de links, concordando ou discordando dos seus enquadramentos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.