Pessoas, Qualidade e Gestão do Conhecimento

  • Elisabeth Brito Universidade de Aveiro
  • Leonor Cardoso Universidade de Coimbra

Resumo

A literatura sobre a gestão da qualidade e a gestão do conhecimento sublinha a importância de um adequado modo de gerir as pessoas para que a sua implementação ocorra com o sucesso requerido. A perspectiva em que nos situamos considera as pessoas como a peça fundamental na optimização dos resultados organizacionais decorrentes da adopção destas duas filosofias de gestão. É neste contexto que no presente artigo se reflecte sobre a importância das pessoas e o papel que às mesmas é atribuído/exigido na gestão da qualidade e na gestão do conhecimento, abordando-se, ainda, as relações entre estas duas filosofias de gestão. Para a reflexão efectuada tivemos em consideração diferentes contributos teóricos oriundos da literatura a este respeito produzida, que procuraremos sistematizar e articular.
  • Resumo visualizado = 55 vezes
  • PDF visualizado = 19 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-07-01
Como Citar
BRITO, Elisabeth; CARDOSO, Leonor. Pessoas, Qualidade e Gestão do Conhecimento. Psychologica, [S.l.], n. 55, p. p. 25-38, jul. 2011. ISSN 1647-8606. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1119>. Acesso em: 18 ago. 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

Gestão do conhecimento; gestão da qualidade; gestão das pessoas