Suporte social parental e prevenção na primeira infância em contextos de adversidade: A perspetiva de profissionais de educação de infância e saúde mental no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_59-1_7Palavras-chave:
adversidade, primeira infância, parentalidade positiva, prevenção, suporte social parentalResumo
Este estudo, qualitativo e exploratório, tem como objetivo conhecer as perceções de profissionais que trabalham em creche e em serviços de saúde mental para a infância (Centro de Atenção Psicossocial para a Infância – CAPSi) sobre as suas funções de suporte social parental em contextos de adversidade. Ambiciona, simultaneamente, identificar asrepresentações sobre parentalidade subjacentes a essas perceções.
As instituições participantes servem famílias moradoras em favelas ou em condições de adversidade na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e observação participante durante nove semanas. Foram entrevistados 17 profissionais
cuidadores de crianças, sendo seis na creche e 11 no CAPSi. Dificuldades na intervenção são atribuídas, pelos profissionais, ao contexto socioeconómico das famílias. Atitudes parentais negativas e coercitivas são normalizadas pelos profissionais no âmbito da cultura brasileira. Conclui-se pela necessidade de suporte social ao profissional de suporte
social parental formal à família em condição de adversidade socioeconómica no Brasil.
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Publicado
2017-01-02
Como Citar
Novaes, M. de B., & Gaspar, M. F. (2017). Suporte social parental e prevenção na primeira infância em contextos de adversidade: A perspetiva de profissionais de educação de infância e saúde mental no Brasil. Psychologica, 59(1), 117-131. https://doi.org/10.14195/1647-8606_59-1_7
Edição
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Artigos
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