REPENSAR O ENSINO DA LITERATURA A PROPÓSITO DO ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA DE JOSÉ SARAMAGO
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_3_7Palavras-chave:
ensino da literature, ensino da literatura, Ensaio sobre a cegueiraResumo
Neste artigo, fazemos uma breve reflexão sobre a finalidade de ensinar literatura hoje, argumentando em favor de um tratamento didático dos textos mais dinâmico e interativo. Tendo em conta os critérios de seleção e exploração das obras que consideramos mais relevantes e eficazes para desenvolver nos alunos uma ligação afetiva, duradoura e fecunda com a literatura, defendemos o estudo do romance Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, no Ensino Secundário, propondo algumas estratégias para a sua abordagem.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2013 Sara de Almeida Leite

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.