A POESIA BARROCA NOS MANUAIS E ANTOLOGIAS ESCOLARES: DESCENTRAR O CÂNONE?
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_6_18Palavras-chave:
poesia barroca, antologias escolares, cânone, literatura portuguesaResumo
O presente texto tem como intuito geral mapear a presença da poesia do período barroco nos manuais e seletas escolares desde meados do século XIX até à atualidade. Para tal, centramo-nos na análise dos excertos críticos e comentários numa antologia em que as composições dos cancioneiros barrocos assumem destaque: Textos Literários – Séculos XVII e XVIII, da autoria de Maria Ema Tarracha Ferreira. Tendo sido publicada pela primeira vez em 1967, esta obra conheceu várias edições ao longo da década de 70 do século XX e constitui a fonte de onde se extraiu o pequeno conjunto de poemas no manual Aula Viva de Literatura Portuguesa (10.º ano), de 2010. Procurando compreender em que medida o cânone escolar reflete a evolução das perspetivas da história e da crítica literária, este estudo levar-nos-á em última instância a indagar sobre uma conceção definidora do cânone da literatura portuguesa.
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