"Preleções", "teorias" e as dinâmicas da formação dos polícias civis em Lisboa, 1867-1910

Autores

  • Gonçalo Rocha Gonçalves Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE

DOI:

https://doi.org/10.14195/1645-2259_12_14

Palavras-chave:

Estado, Polícia, Formação Profissional, Identidade Profissional

Resumo

Este artigo analisa as características, práticas e significados da formação ministrada aos indivíduos que entravam e faziam carreira na Polícia Civil de Lisboa entre o final da década de 1860 e a revolução republicana de 1910. Confrontando as reformas políticas e as normas legais inscritas nos regulamentos com as rotinas de formação e treino observadas no quotidiano das esquadras pretende-se compreender a crescente importância da formação no seio da organização policial. Neste contexto, o papel central desempenhado pelos chefes de esquadra na formação dos agentes policiais traduziu-se, a partir da década final do século XIX, num reforço da identidade profissional da corporação e no extravasar do saber produzido para além dos limites da instituição policial.

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Publicado

2012-11-30

Edição

Secção

Artigos