"Preleções", "teorias" e as dinâmicas da formação dos polícias civis em Lisboa, 1867-1910
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_12_14Palavras-chave:
Estado, Polícia, Formação Profissional, Identidade ProfissionalResumo
Este artigo analisa as características, práticas e significados da formação ministrada aos indivíduos que entravam e faziam carreira na Polícia Civil de Lisboa entre o final da década de 1860 e a revolução republicana de 1910. Confrontando as reformas políticas e as normas legais inscritas nos regulamentos com as rotinas de formação e treino observadas no quotidiano das esquadras pretende-se compreender a crescente importância da formação no seio da organização policial. Neste contexto, o papel central desempenhado pelos chefes de esquadra na formação dos agentes policiais traduziu-se, a partir da década final do século XIX, num reforço da identidade profissional da corporação e no extravasar do saber produzido para além dos limites da instituição policial.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.