"Preleções", "teorias" e as dinâmicas da formação dos polícias civis em Lisboa, 1867-1910
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_12_14Palabras clave:
Estado, Polícia, Formação Profissional, Identidade ProfissionalResumen
Este artigo analisa as características, práticas e significados da formação ministrada aos indivíduos que entravam e faziam carreira na Polícia Civil de Lisboa entre o final da década de 1860 e a revolução republicana de 1910. Confrontando as reformas políticas e as normas legais inscritas nos regulamentos com as rotinas de formação e treino observadas no quotidiano das esquadras pretende-se compreender a crescente importância da formação no seio da organização policial. Neste contexto, o papel central desempenhado pelos chefes de esquadra na formação dos agentes policiais traduziu-se, a partir da década final do século XIX, num reforço da identidade profissional da corporação e no extravasar do saber produzido para além dos limites da instituição policial.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.