Um impulso histórico de integração político-social em Riba-Côa e no Cima-Côa
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_2_6Palavras-chave:
História regional, ordem e segurança públicas, clandestinos e ideias subversivas, saúde pública e , polícia e emprego socialResumo
O presente artigo procura confirmar, regionalmente, que o movimento das "Luzes" na Península Ibérica passou menos pela ciência pura e pela especulações teóricas e mais pela tentativa de resolução prática de alguns problemas, como: a introdução clandestina de gente e ideias subversivas, a perturbação da ordem pública, as alterações monetárias, a prática do contrabando, a melhoria da saúde colectiva e da situação dos "expostos", o combate à pobreza através do emprego social... Com que medidas ou soluções? Poderão algumas delas inspirar "o que fazer, agora", perante a persistência de fenómenos socioeconómicos idênticos ou similares?
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.